10 filmes que não ganharam um Oscar apesar de merecerem

01. Machete (2010)

De toda essa lista, sem dúvida alguma, essa obra prima protagonizada por Danny Trejo é o filme mais injustiçado de todos. Um dia farei um post dedicado a apontar os principais pontos que tornam esse um dos maiores filmes de todos os tempos. Mas hoje, vamos direto ao assunto. “Machete” merecia um prêmio da Academia pelo conjunto da obra. Poderia facilmente vencer uma estatueta em várias categorias, a principal delas a de melhor direção. Robert Rodriguez faz muito com pouco. Há cenas memoráveis, como por exemplo, Lindsay Lohan tendo uma epifania nua em uma igreja e resolvendo colocar uma roupa de freira. “Machete” também poderia dar tranquilamente um Oscar de ator coadjuvante para Robert De Niro, quem sabe até receber um de melhor roteiro original com sua crítica a um tema tão atual: o tratamento do governo americano com a já antiga história sobre muros na fronteira com o México ou até mesmo um prêmio de melhor fotografia, com as belas cenas de um Texas bastante latino. É uma obra que deveria ter recebido mais boa vontade da academia.

02. Street Fighter, a batalha final (1994)

Eu admito que colocar esse aqui como um injustiçado pelo Oscar não foi fácil, é preciso muito desprendimento para aceitar a verdade que este horroroso filme (embora haja valor emocional envolvido neste julgamento) mereça pelo menos uma grande estatueta: a de melhor ator coadjuvante para Raúl Juliá. Ele já deveria ter sido agraciado com uma premiação por interpretar Goméz em “Familia Addams” mas em “Street Fighter” ele se superou. Até pelo contexto geral de ter sido um dos últimos filmes de sua vida e também pela qualidade com a qual ele interpretou M. Bison. Se a ideia era ser um ditador louco e tirano, ele foi perfeito. Intenso, diabólico e com pitadas de fanfarronice, fizeram deste personagem grande merecedor de um reconhecimento que nunca veio.

03. Space Jam, o jogo do século (1996)

Um filme que tem Michael Jordan ao lado do Pernalonga e sua turma tentando salvar o mundo em uma partida de basquete. Facilmente um Oscar de melhor roteiro original, certo? Não rolou. Ok, quem sabe então de melhor animação? Nada também. Não pode ser! Então melhores efeitos visuais? Também não. Percebe quantas injustiças esse ícone do cinema nos anos 1990 sofreu? Felizmente uma continuação vem aí para tentar suprir todos esses equívocos.

04. Armageddon (1998)

Muita gente pode torcer o nariz para esse filme até hoje mas ele é muito bom. Tem uma história que faz você torcer para o sucesso dos mocinhos durante o filme inteiro, te deixa tenso, emocionado e ao mesmo tempo uma trilha sonora incrível. Ele chegou muito perto de ganhar o maior prêmio do cinema mundial. Foi indicado nas categorias de melhores efeitos visuais melhor edição de som, melhor melhor mixagem de som e melhor canção (Aerosmith pela canção I Don’t Want To Miss A Thing). Não levou nenhuma mas merecia todas elas. Uma pena.

05. O Máskara (1994)

Mais um que chegou perto, pois foi indicado para o prêmio de efeitos visuais em 1995. Perderia para ninguém menos do que “Forrest Gump” que até mereceu mas “O Máskara” deveria no mínimo ter dividido esse troféu. Outro prêmio que não seria um absurdo era o de melhor ator para Jim Carrey. Na minha modesta opinião, este filme foi o auge da carreira de Jim, que teria sim outros papéis maiores e melhores posteriormente, mas este aqui foi um divisor de águas em sua já vitoriosa carreira (apesar de “Ace Ventura” também merecer uma lembrança). Ele ficou mundialmente famoso depois desse filme e se tornaria ainda maior do que já era nos EUA. A porra-louquice dele quando usava a máscara contrastada com a covardia dele como Stanley Ipkiss deveria sim ter sido homenageada pela Academia.

06. Os Mercenários (o 1 ou 2).

Este aqui merecia ter uma categoria única para premiar mais de um coadjuvante. Sylvester Stallone conseguiu reunir nomes de peso para co-estrelar essa série de filmes e qualquer um deles (em especial Jason Statham) poderia receber a estatueta.

07. O Pestinha 2 (1991)

Nem é um grande filme, embora seja clássico. Vale por aquela cena do parque de diversões e a epidemia de vômitos que merecia no mínimo uma indicação para melhores efeitos especiais.

08. Click (2006)

Eu nem vou entrar no mérito de que Adam Sandler é um injustiçado de forma geral no cinema. Já ganhou muito dinheiro, é verdade, mas em termos de premiação ele nunca foi tão aclamado quanto poderia. “Click” é um dos principais filmes de sua carreira e merecia ter sido muito maior. Foi indicado ao Oscar de melhor maquiagem e não seria absurdo nenhum ter vencido. Também poderia ter sido vencedor também de roteiro adaptado por uma história (embora muito parecida com tantas outras de Sandler) que te faz refletir e pensar sobre sua vida. Poderia também ter levado um prêmio de melhor ator coadjuvante para Christopher Walken como Morty.

09. Escola do Rock (2003).

Eu nem gosto muito do Jack Black, embora reconheça a grandeza e a importância dele na industria do cinema atual. “Escola do Rock” também não é um grande filme , é um bastante sessão da tarde, água com açúcar e simples de tudo. No entanto, tem uma feliz escolha de trilha sonora e como isso é trabalhado durante toda a película. Merecia sim algum prêmio por isso, como melhor edição de som ou algo do gênero.

10. Austin Powers 2, o agente “Bond” cama (1999).

“Austin Powers” é visto com olhos poucos sérios público e crítica, mas é um filme que merece aplausos muitos anos depois. Mike Myers merecia ganhar pelo menos dois prêmios por ele. Um de melhor ator e de melhor ator coadjuvante por fazer (e bem) três personagens, o protagonista Austin Powers, o vilão Dr Evil e um coadjuvante Igor Dão. Não contente por isso, o filme merecia Oscar de melhor maquiagem pela caracterização de Myers nestes três personagens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s