10 filmes sobre nazismo para te mostrar que esse é um assunto que deveria ficar no passado

01 – Jojo Rabbit

Um filme que vai estrear nos cinemas do Brasil apenas no começo de fevereiro de 2020, mas que anda dando o que falar no mundo, sendo até indicado ao Oscar. (Assista o trailer dele aqui). O filme conta através de muito bom humor e sátira aos costumes nazistas, a história do menino Jojo, um jovem de 10 anos, que tem como amigo imaginário Adolf Hitler, em uma Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo quer muito fazer parte da Juventude Hitlerista. Até que um dia, ele descobre que sua mãe está escondendo uma menina judia no sótão de casa. Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa e tenta várias vezes expulsá-la. Depois de muita frustração, ele começa a desenvolver uma empatia pela sua colega de casa.

02 – O Pianista

O filme fala sobre as memórias de um pianista polonês chamado Wladyslaw Szpilman, que tocava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando a 2ª Guerra Mundial chegava até a cidade no ano de 1939. Depois do início da Guerra, começaram as perseguições aos judeus poloneses pelos nazistas. O filme mostra, entre outras cenas marcantes, alemães construindo muros para isolar judeus no “Gueto de Varsóvia”. Além de mostrar a perseguição e a captura família do pianista, restando apenas ele, que precisa se esconder em locais abandonados a espera do final da guerra.

03 – O Zoológico de Varsóvia

Jan é responsável pelo zoológico de Varsóvia junto com sua esposa Antonina. Quando o país é invadido pelos nazistas, o casal se vê forçado a se reportar para o zoologista alemão, Lutz Heck. Com o tempo eles começam a trabalhar junto com a resistência e salvam centenas de vida, abrigando judeus clandestinamente no zoológico. Dá pra assistir na Netflix.

04 – Olga

Filme brasileiro de 2004, conta o drama da guerrilheira Olga Benário, que foi uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e posteriormente a missão de acompanhar Luís Carlos Prestesde volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Com o fracasso da revolução, Olga acaba presa com Prestes e enviada grávida de 7 meses para a Alemanha Nazista sob as ordens do governo brasileiro. Lá tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstraße. e é afastada da bebê. Olga em seguida é enviada para o Campo de Concentração de Ravensbrück, onde é seria na Câmara de Gás.

05 – Ele Está de Volta

Como seria Hitler nos tempos atuais? É essa a abordagem do filme, que a princípio é uma comédia que mostra o Führer “acordando” no local de seu bunker no século XXI. Sem entender bem o que anda acontecendo, ele começa a conviver em sociedade e as pessoas começam a achar que ele é um humorista fazendo imitação. Com o passar do tempo ele começa a reunir seguidores para recolocar seu projeto de poder em pauta e crescente. Com o passar do tempo, o que era uma grande piada acaba recolocando o nazismo como uma opção ao poder e o filme vai deixando quem assiste cada vez mais tenso. Assista ele na Netflix.

06 – A Lista de Schindler

Um dos maiores clássicos do cinema mundial conta a história do alemão Oskar Schindler que viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Graças a sua influência dentro do partido nazista, conseguiu com facilidade autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando ele abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

07 – Raça

O filme conta a história de Jesse Owens, um atleta norte-americano que além de lutar contra o o racismo, também fez história ao participar dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista e ainda conquistou quatro medalhas de ouro sob os aplausos do alto comando do regime. Dá pra assistir ele na Netflix.

08 – O Menino do Pijama Listrado

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos muda com sua família de Berlim para morarem próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele anda pela região e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida com realidades bem diferentes.

09 – A Vida é Bela

Na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Longe de sua esposa e querendo preservar o garoto dos horrores do lugar, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira. Esse você pode assistir no Prime Video.

10 – Bastardos Inglórios

Um grupo de judeus, liderado pelo tenente americano Aldo Raine, se une para combater o nazismo e forma o grupo conhecido como ‘Bastardos Inglórios’. Eles espalham terror durante o Terceiro Reich, e têm um ambicioso plano para dar fim ao poder de Hitler. Assista ele no Telecine Play.

Não perca nenhuma de nossas histórias. Assine agora mesmo a nossa newsletter!

7 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s