Artigos

22 filmes para você ver e se aprofundar sobre a questão da desigualdade racial no mundo

São 22, mas poderiam 32, 42, 52 filmes até muita gente conseguir entender...

01 – Chi-Raq

Chi-Raq review: Spike Lee's call to make love not gang war


Do premiado Spike Lee, o filme conta uma história de violência e descaso com negros em uma Chicago distópica. Uma guerra de gangues toma conta da cidade, uma bala perdida tira a vida de uma criança e desencadeia uma greve de sexo das mulheres da cidade, que só vai parar quando os homens deixarem as armes de lado, o que na prática é bem mais complicado. O longa usa a música para mostrar que as mortes nos bairros pobres são tão grandes quanto as de soldados norte-americanos no Iraque.

02 – Raça

Crítica do filme Raça | O retrato de um homem e de uma época ...


Um dos filmes mais famosos para mostrar histórias de desigualdade, conta como o atleta Jesse Owens superou o racismo e ganhou quatro medalhas de nos Jogos Olímpicos em Berlim em 1936, durante o regime nazista de Hitler.

03 – Bróder

Artigos sobre filmes: Bróder

O Capão Redondo é retratado neste filme de Jeferson De e mostra a história de três amigos de infância que se reencontram para o aniversário de um deles, que está cada vez mais envolvido com o mundo do crime. Os amigos então se deparam com realidades tão diferentes em um mesmo lugar.

04 – Detroit em Rebelião

Detroit em Rebelião | John Boyega

Uma operação policial termina gerando uma rebelião civil em Detroit, no ano de 1967. A população se revolta e grandes embates raciais tomam conta da cidade durante cinco dias.

05 – Fruitvale Station: A última parada

Fruitvale Station - A Última Parada - Michael B. Jordan


O filme mostra o jovem Oscar perdendo o emprego e acabando por ir parar na prisão. Depois que sai, enfrenta a dura realidade de estar sem trabalho,sem dinheiro e precisando fazer de tudo para sustentar a namorada e a filha deles.

06 – Invictus

Recorde «Invictus» - o filme de Clint Eastwood sobre Nelson ...
1

Baseado em uma história real, “Invictus” conta o episódio que passou logo após o final do apartheid, quando o recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela, busca unir o país usando o esporte como ferramenta e se alia com o capitão do time de rúgbi, promovendo a união do povo de seu país na Copa do Mundo de 1995.

07 – Selma: Uma Luta pela Igualdade

O racismo sem floreios de 'Selma – Uma Luta pela Igualdade' | VEJA


A cinebiografia de Martin Luther King Jr mostra sua luta para garantir o direito de voto dos afro-americanos, em uma campanha que teve como um momento memorável, a marcha do pastor ao lado de manifestantes pacifistas entre Selma e Montgomery.

08 – Um Limite Entre Nós

Um Limite Entre Nós”, Viola Davis e Denzel Washington


Este emocionante filme mostra a história de um ex-jogador de beisebol que não conseguiu ter a carreira que gostaria por ser negro e por sua frustração tenta evitar que seu filho siga seus passos como atleta, mesmo com o garoto já estar sendo observado em jogos de futebol americano.

09 – Moonlight

Moonlight: Sob a Luz do Luar": um afro-americano em busca | Cultura


Em “Moonlight” conhecemos Chiron, jovem negro de uma comunidade pobre de Miami que passa por várias dificuldades em sua trajetória, do bullying na infância, até uma adolescência conturbada e o conflito contra o crime e as drogas na juventude.

Vale destacar que o filme foi o primeiro filme com um elenco todo de atores negros e o segundo filme de menor bilheteria americana a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

10 – À Procura da Felicidade

Rede Globo > filmes - 'À Procura da Felicidade' com Will Smith foi ...

O drama estrelado por Will Smith e seu filho Jaden, conta como são os desafios de um pai solteiro que precisa se desdobrar para cuidar de seu filho de cinco anos. Com problemas financeiros piorando, os dois começam a passar por várias dificuldades ao longo do emocionante longa.

11- Quase Dois Irmãos

Quase dois irmãos – Taiga Filmes e Vídeo

Com Babu Santana no elenco, o filme mostra partes do que teriam sido as origens dos grupos de crime organizado dentro das cadeias e mostra como são diferentes os caminhos de negros e brancos no crime. Dois amigos de infância, o branco por ser contra a ditadura, enquanto o negro por envolvimento com drogas. Anos depois eles se reencontram com realidades bem distintas, um senador e outro chefe de uma grande organização criminosa.

12 – O Mordomo da Casa Branca


Neste filme vemos um mordomo que testemunha as principais decisões tomadas pelo governo dos EUA em relação aos direitos civis no país durante oito mandatos presidenciais no começo do século 20, enquanto precisa lidar também com seus problemas da vida pessoal.

13 – O Ódio que Você Semeia

Crítica:'O ódio que você semeia' - Jornal O Globo


Uma jovem adolescente é testemunha do assassinato de seu melhor amigo por um policial branco. Por ser a única pessoa na cena do crime, ela precisa prestar depoimento no tribunal. A partir daí , sua vida fica de cabeça pra baixo com uma série de chantagens e ameaças, mas ela segue firme e disposta a brigar por justiça.

14 – 12 anos de Escravidão


Um dos filmes mais premiados dos últimos anos, conta a história de um escravo liberto, que em 1841, após aceitar um trabalho em outra cidade é confundido com escravo, sequestrado, acorrentado e vendido, condição onde vive por 12 anos enfrentando várias provações.

15 – Estrelas Além do Tempo

Durante a batalha espacial entre EUA e Rússia no auge da Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) acaba sendo essencial para liderar uma das maiores operações registradas na história da agência espacial, ultrapassando, além dos desafios do trabalho, várias barreiras de preconceito.

16 – Coach Carter – Treino Para a Vida

O treinador linha dura, Carter, chega para treinar a equipe de basquete em uma escola em um bairro pobre dos EUA e precisa ajudar os jovens a enfrentarem adversários não apenas nas quadras, mas também na vida, mostrando sempre a importância de estudar.

17 – Última Parada 174

Última Parada 174" recria sequestro de ônibus no Rio

Nos anos 80, Marisa é mãe de Alessandro e moram em uma favela, ela é viciada em drogas e acaba tendo que enfrentar a tristeza de ver seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Anos depois o filho vê sua mãe ser morta por ladrões, ele passa viver nas ruas ao lado de alguns meninos na igreja da Candelária, onde passa a conviver com as drogas. Seu sonho era fazer sucesso no rap, mas a realidade é mais dura. Em uma chacina, ele vê 8 de seus amigos serem mortos pela polícia e assim começa a história de um jovem que ficaria famoso por parar o país em um assalto a um ônibus.

18 – Luta Por Justiça

Crítica Luta por Justiça

Um jovem advogado recém-formado em Harvard abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência justa. Lá ele conhece o caso de um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região. Baseado em uma história real.

19 – Histórias Cruzadas

Viola Davis se arrependeu de ter feito 'Histórias Cruzadas ...

A história se passa na década de 1960 e mostra a vida de uma jovem escritora que começa a entrevistar as mulheres negras que contam a ela como deixam suas próprias vidas de lado para criar os filhos de uma elite branca do Mississippi.

20 – A Hora do Show

Também de Spike Lee, o filme mostra a história de um escritor de séries de TV desolado com seu trabalho, sendo o único negro da sua equipe. Ele então propõe a criação de um programa que é estrelado por dois mendigos negros, para denunciar a forma estereotipada como são tratados na TV. Ele queria ser demitido ao propor o programa, mas acaba o programa se tornar um grande sucesso entre o público norte-americano, que não entende a crítica.

21 – Ó, pai ó

A comédia de Lázaro Ramos mostra várias histórias de pessoas que moram em um cortiço no Pelourinho tendo o carnaval como pano de fundo. Apesar de ser uma comédia, a história traz uma muitas referências a conflitos raciais e violência contra jovens negros.

22 – Cidade de Deus – 10 Anos Depois

Cidade de Deus - Dez Anos Depois trata da dificuldade de viver da arte

Um dos filmes mais premiados da história do cinema brasileiro colocou vários atores no mapa do cinema mundial. Mas o que aconteceu com muitos deles dez anos depois do grande sucesso? O documentário mostra que para muitos jovens negros envolvidos na trama a realidade voltou a ser dura.

Nesta lista aqui, do site Assiste Brasil, você pode ver +10 filmes brasileiros bem pouco conhecidos que vão ainda mais profundamente na questão da desigualdade racial em nosso país.

Nesta matéria do Hypeness, você também encontra obras que podem entrar na sua lista de próximos filmes para assistir.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: