Conheça a história do maior comilão do mundo

Você talvez não conheça esse rosto, mas ele é uma lenda dos esportes. Ele é do nível de Michael Jordan, Pelé, Michael Schumacher, Muhammad Ali e outros gigantescos que deixam um legado na história das competições esportivas. Seu nome é Joey Chestnut.

Joey celebrando sua última conquista.

O último grande feito deste homem foi ter quebrado o recorde mundial de ter comido 75 hot dogs em 10 minutos. E não para por aí, é seu 13.º título desta categoria em 14 ANOS.

Confira o grande momento:

Ok, talvez não considere esse um grande esporte, mas ainda assim é um feito admirável em uma competição que exige muito esforço, muito treino e concentração, existe todo um universo das competições de maior quantidade de comida ingerida em pouco tempo. E Joey é o maior do mundo nessa categoria, sem exagero. Ele é imbatível. E seu legado vem de muitos e muitos anos.

Joseph Christian Chestnut conhecido como “Joey Chestnut”, é um americano de 36 anos, nascido no Kentucky e hoje vive em San Jose, California (EUA) e como já explicamos ele é um comedor competitivo. Com aproximadamente 1,85 metros de altura e cerca de 104Kg, ele é nada mais e nada menos do que o primeiro lugar do ranking da Federação Internacional de Alimentação, ou mais conhecida como a “Major League Eating”, que é a liga profissional de comedores competitivos.

Só para que você entenda, a MLE seria uma espécie de Federação Internacional dos comedores competitivos e avalia o desempenho desses atletas em mais de 70 tipos de competições por ano. Entre as modalidades estão competições de comedores da Tacos, de Chicken Wings, Pizzas, Camarão, MAIONESE, hambúrgueres, e claro, cachorro-quente, que nos traz de volta até a história de Joey.

Chestnut começou a ganhar destaque nas competições de alimentação em 2005 no campeonato de comer aspargos fritos, quando ele derrotou Rich LeFevre, comendo 6,3 kg de aspargo em 11,5 minutos.

Nesse mesmo ano, ele despontava no tradicional concurso internacional de comer cachorro-quente do Nathan’s Famous, quando ele comeu 32 hot dogs, ficando em terceiro lugar atrás de Takeru Kobayashi e Sonya Thomas.

E daí pra frente sua carreira decolou. Ainda em 2005 ele estabeleceu um novo recorde mundial de 32,5 sanduíches de queijo grelhados em 10 minutos na Feira do Estado do Arizona, parte do circuito do World Grilled Cheese Eating Championship. Superou Sonya Thomas em um campeonato de comer Waffle e iniciava uma grande rivalidade com Takeru Kobayashi.

No Krystal Square Off Hamburger Eating Championship, Joey fez uma incrível marca onde comeu 56 hambúrgueres em oito minutos nas classificatórias. Mais tarde ele venceria a final comendo 91 hambúrgueres, mas terminaria a competição em segundo lugar ficando atrás de Kobayashi e seus 97 hambúrgueres ao todo.

No Concurso do Nathan’s de 2006, especulava-se que finalmente seria o ano em que Kobayashi seria superado, mas não foi o que aconteceu, no entanto. Apesar de Joey ter conseguido um grande desempenho, ficando à frente de Kobayashi durante a maior parte da disputa, a contagem final acabou sendo de 52 contra 53 de Kobayashi (um novo recorde mundial). Chestnut ainda perderia para Kobayashi em mais uma outra competição naquele ano.

Em 2007, Chestnut venceu o Wing Bowl XV, um evento tradicional na Filadélfia. Ele comeu 182 asas de frango em 30 minutos, tornando-se um campeão e recordista. Nesse mesmo ano ele ficou famoso no mundo todo em um vídeo do YouTube bebendo um litro de leite em 41 segundos.

Chegava finalmente o dia 4 de julho de 2007, e mais um capítulo da rivalidade Chestnut e Kobayashi seria decidido. Ambos brigavam por um recorde de hot dogs do Nathan’s.

Chestnut conseguiria derrotar Kobayashi pela primeira vez vencendo por 66 a 63, quebrando a hegemonia do rival, que seria derrotado pela primeira vez em em seis anos. No ano seguinte, mais uma vitória de Joey, de uma forma incrível no Nathan’s Hot Dog Eating Contest. Depois de ambos comerem 59 hot dogs em 10 minutos, houve um empate levou a disputa a uma prorrogação: um duelo de mais cinco hot dogs para cada um Chestnut venceu ao comer os seus cinco antes de Kobayashi e saiu com o bi.

Joey ia ganhando espaço no mundo das competições de comida e iria colecionando vitórias, só para se ter uma ideia:

Em 2008 ele comeu 45 fatias de pizza, e levou o “Famous Famiglia World Pizza Eating Championship”, que foi realizado na Times Square de Nova York.

Em fevereiro de 2009, ele mandou ver 10 quilos e meio de macarrão com queijo em sete minutos durante o intervalo de um jogo de lacrosse do San Jose Stealth, outro recorde mundial pra conta.

2009 e 2010, mais dois títulos do Nathan’s Hot Dog Eating Contest, no primeiro ano foram 59 hot dogs, no segundo 54. Para ele mesmo, um resultado abaixo do esperado.

NJ Says 'Hold The Betting' On Nathan's Hot Dog Eating Contest ...

De 2011 a 2014 foi uma era de ouro para Joey.

Em 2011 ele conquistou o penta no Nathan’s Hot Dog Eating Contest, comendo 62 cachorros-quentes. E brigou praticamente sozinho, já que Kobayashi se recusou a assinar um contrato exigido pela Major League Eating e por isso ficou fora da competição, só de raiva, Kobayashi comeu 69 hot dogs em um evento externo à parte com juízes independentes para estabelecer um novo recorde mundial.

Em 2012 ele igualou seu próprio recorde mundial com 68 hot dogs em 10 minutos, o que lhe valeu o seu 6.º “cinturão de mostarda”.

Em 2013 ele bateu seu próprio recorde e mandou 69 hot dogs, seria o sétimo título.

O título de 2014 foi um dos mais especiais, não apenas pela vitória por uma diferença pequena. Joey comeu com sucesso 61 cachorros-quentes contra 56 de seu oponente. Mas antes da conquista do octa, ele fez um pedido de casamento à sua namorada. O casamento, no entanto, nunca chegou a acontecer, já que o casal acabou se separando antes da data agendada.

2015 foi o ano em que finalmente quebraram a sequência de Joey e ele foi derrotado. Perdeu para Matt Stonie, 62 a 60.

Em 2016, no entanto, ele recuperaria o título ao comer 70 hot dogs. Além de recuperar o cinturão, ainda estabeleceria o novo recorde mundial.

Woman holding 'Joey vs Everybody' sign

Dali pra frente não houve nenhum outro vencedor da tradicional competição de cachorros-quentes se não Joey Chestnut:

2017 – 72 hot dogs

2018 – 74 hot dogs

2019 – 71 hot dogs

2020 – Um novo recorde mundial

Neste ano por conta da Pandemia de COVID-19, a disputa teve de ser em um lugar diferente, sem público e em um ambiente fechado com ar condicionado. Fator decisivo para que Joey se superasse e quebrasse sua própria marca. No último dia 4 de julho, ele comeu 75 hot dogs em dez minutos e bateu o recorde anterior de 2018. Que venha 2021!

Outros recordes da carreira de Joey:

Além dos 13 cinturões e o recorde mundial de comer cachorro-quente. Joey é uma lenda nas competições de comida. Palavras da própria MLE:

Joey Chestnut is truly an American hero and a national treasure. His appetite is legendary and he shows no signs of slowing down anytime soon.

“Joey Chestnut é um verdadeiro herói americano e um tesouro nacional. Seu apetite é lendário e ele não mostra sinais de parar tão cedo”.

Recentemente ele viralizou comendo TRINTA E DOIS BIG MACS em um vídeo:

Confira OUTROS RECORDES IMPRESSIONANTES da carreira deste homem:

Via MajorLeagueEating.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s