Depois de 20 anos esse senhor terminou de bordar a tabela periódica

Conheça a história do Irmão Martin Sellner, ele é um senhor de 83 anos, de Minnesotta (EUA), mas que vive em Manilla, na capital das Filipinas, onde trabalha em uma escola católico-Lassalistas, onde ensina química e bordado para jovens e adultos.

Reprodução / Facebook

Além disso, ele passou os últimos 20 anos de sua vida em um projeto bastante desafiador: bordar uma tabela periódica gigantesca. Feito que ele finalizou com muita comemoração no último mês de julho.

A publicação dele fazendo os últimos ajustes e finalizando sua obra rendeu mais de 11 mil compartilhamentos em seu Facebook e impressionou muita gente ao redor do mundo. Segundo suas contas, foram mais de 1 milhão de pontos bordados até chegar nesse incrível resultado:

Reprodução / Facebook

Em outro post de seu Facebook, ele contou que o bordado todo tem quase 1,5 m de comprimento.

Ele explica que para fazer todo o desenho era necessário cerca de 18 pontos por polegada.

Só para fazer a borda da tabela, era preciso preencher aproximadamente 1000 pontos por linha, mas isso não é tudo, segundo a explicação do Irmão Martin, cada ponto feito, você precisa ir até o final da linha e VOLTAR. Ou seja… 2000 pontos por linha.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Para fazer a parte DE CIMA dessa bela borda, eram necessárias 45 linhas… se você é bom de matemática fez os cálculos e percebeu que foram impressionantes 90.000 pontos feitos para chegar até o resultado final. Agora você multiplica isso por 4, afinal de contas a borda ainda tinha mais 3 lados para serem preenchidos. E temos só 360.000 pontos SÓ PARA A BORDA da imagem.

Só para fazer essa borda toda e ajeitar a tabela, foram seis anos de trabalho de Martin, em paralelo a todas as suas outras atividades.

Outro ponto que atrasou um pouco a finalização, foi a definição por parte da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) sobre o nome dos últimos 9 elementos que foram oficialmente adicionados.

O resultado foi um trabalho incrível e uma prova de perseverança.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Você pode ver o post oficial do Irmão Martin Sellner finalizando sua tabela:

E aqui você pode vê-lo exibindo orgulhosamente sua obra pela escola:

Neste outro post, o Irmão Martin exibe outras de suas obras feitas ao longo dos últimos 20 anos.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.