Listas

12 filmes para assistir e celebrar o aniversário de São Paulo

Para curtir São Paulo e suas belas paisagens, sem sair de casa.

A maior cidade do Brasil completa aniversário no dia 25 de Janeiro e além de milhões de histórias diárias que ela é parte, a cidade também já foi cenário para grandes histórias do cinema. Neste aniversário, confira uma lista especial de filmes que tem a cidade como um dos elementos de destaque:

01 – Adoniran – Meu Nome É João Rubinato (2018)

Este documentário conta com imagens raras de arquivo, a história de Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, paulistano famoso e considerado por muita gente como o maior sambista paulista de todos os tempos. Não era por um acaso, em suas letras ele trazia a cidade de São Paulo como personagem principal de suas canções e radionovelas. 

02 – Dá Licença de Contar (2015)

Se você gosta do Adoniran, também pode gostar deste curta, estrelado por Paulo Miklos, no papel principal. A história leva o autor para suas próprias canções, um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude, quando viveu “causos” ao lado de seus dois amigos (Matogrosso e o Joca) em boteco bem paulistano. 

Assista ao curta aqui :

03 – O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

Você pode até não concordar, mas se tem uma coisa bem paulistana é o clássico de futebol Palmeiras X Corinthians. Este filme é uma releitura moderna (como o nome do título já diz) do clássico de Shakespeare, no entanto, os apaixonados não são Capuletos e Montéquios, são um corintiano fanático e uma palmeirense filha de um torcedor doente do Verdão. As idas e vindas deste romance/comédia.

04 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)


O filme concorrente ao Oscar de 2008, conta a história do garoto Mauro na década de 1970. Ele é um grande  adorador de futebol e jogo de botão. E tem que conviver com uma mudança brusca em sua vida quando seus pais saem para férias inesperadas, que na verdade era uma fuga de perseguição política. Assim, Mauro acaba ficando com seu avô em São Paulo. Enfrentando grandes problemas na maior métropole do país.

05 – Sábado (1994)

Essa divertida comédia mostra um sábado que começa comum na cidade de São Paulo, quando uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas, no centro da cidade, para a gravação de um comercial. O problema começa quando um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço e neste convívio forçado surgem pequenos incidentes que transformaria este sábado para sempre. 

06 – O Bandido da Luz Vermelha (1968)

Inspirado por um dos casos que aterrorizou a cidade e ocupou as páginas policiais dos anos 1960 , a história foi transformada neste filme que conta a história de Jorge, um assaltante de residências de São Paulo e foi apelidado pela imprensa de “Bandido da Luz Vermelha”, por sempre ter em mãos uma lanterna vermelha, com muitas vítimas em seu histórico, o caso intrigou a polícia da cidade com fugas ousadas e depois gastando os fruto do roubo de maneira extravagante. 

Você pode ver o filme completo aqui:

07 – O Beijo da Mulher Aranha (1985)

Este filme do diretor Hector Babenco, foi parcialmente filmado em São Paulo e conta a história do prisioneiro político Valentín Arregui e Luís Molina, um homossexual condenado por “corrupção de menor”. Um vive, inventando filmes cheios de mistério e romance, enquanto o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem. Por sua atuação neste filme, o ator William Hurt venceu o Oscar de Melhor ator em 1986. O filme foi indicado ao prêmio de melhor filme da mesma edição, mas não levou a estatueta.

08 – As Melhores Coisas do Mundo (2010)

Este filme conta um drama adolescente passado em São Paulo e tem como pano de fundo grandes cenários como a Praça do Pôr do Sol, na Vila Madalena. O longa conta a história de Mano, um adolescente de 15 anos, que está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo, para chamar a atenção de uma garota. Seus pais, estão enfrentando uma turbulenta separação, que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência.

09 – 2 Coelhos (2012)

Após se envolver em um grave acidente automobilístico que causou a morte de sua mulher e seu filho, Edgar é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Fora da prisão, ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon, criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes.

10 – Salve Geral (2009)

Lúcia é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária, ela conhece Ruiva, advogada do líder do Comando. As duas ficam amigas e Lúcia precisando de dinheiro, acaba participando de missões ligadas à organização criminosa. Enquanto o Comando passa por uma luta interna pelo poder. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

11- São Paulo, Sociedade Anônima (1965)

Numa São Paulo,do final da década de 1950, acompanhamos a trajetória de Carlos, um típico pertencente dà classe média. Sua história começa quando ele ingressa numa grande empresa e depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, onde torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

12 – Durval Discos (2002)

O filme de Anna Muylaert tem uma introdução incrível para quem conhece bem a região da Rua Teodoro Sampaio e tem São Paulo como parte fundamental da história. Durval e sua mãe Carmita vivem há muitos anos na mesma casa onde funciona a loja Durval Discos, que já foi muito conhecida no passado mas hoje vive uma fase de decadência devido à decisão de Durval em não vender CDs e se manter fiel aos discos de vinil. Para ajudar sua mãe no trabalho de casa, Durval decide contratar uma empregada. O baixo salário acaba atraindo Célia, uma estranha candidata que chega junto com Kiki, uma pequena garota. Após alguns dias de trabalho Célia simplesmente desaparece, deixando Kiki e um bilhete avisando que voltaria para buscá-la dentro de 3 dias. Durval e Carmita ficam surpresos com tal atitude, mas acabam cuidando da garota. Até que, ao assistir o telejornal, mãe e filho ficam cientes da realidade em torno de Célia e Kiki.

O filme completo você pode ver aqui:

Fonte das sinopses: adorocinema.com

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: